terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cordel da Avaliação

No Gestar, dia primeiro ------------------------ Depois do planejamento
A oficina começou, ----------------------------- Hora de socializar
Íamos falar de gênero -------------------------- Cada grupo em seu momento
E a turma se empolgou. ------------------------- Começou a explicar
Jeovana a formadora --------------------------- De manhã, de tarde, à noite
O trabalho iniciou. ------------------------------ O texto podia usar.

Entregou uma mensagem ------------------------ Mesmo sendo o mesmo texto
Que o grupo todo leu ----------------------------- Foi possível perceber
E a tarefa a seguir -------------------------------- Que o gênero permite
Foi dizer o que entendeu ------------------------- Muitas formas de entender,
Parece, todos falaram ----------------------------- Mais de um planejamento
Só quem não falou, fui eu. ------------------------- Muita coisa pra fazer.

Depois de ler a mensagem ------------------------------ Ao final da atividade,
Foi a vez de começar ----------------------------------- Em meio à escuridão
O trabalho com os textos ------------------------------- Jeovana nos surpreendeu
Que iriam embasar ------------------------------------- Pedindo de supetão!
A pesquisa textual ------------------------------------ - Eu quero que me enviem
Do gênero a estudar. ----------------------------------- a minha avaliação!

Falamos muito de gênero ---------------------- - Mandem pra o e-mail da turma,
Do tipo e da utilidade, -------------------------- não quero reclamação.
De onde está inserido, ------------------------- - As leis vêm de lá de cima,
De sua finalidade, ------------------------------ é nossa obrigação!
De como se modifica. --------------------------- Obedeçam ou vão se ver
Vai depender da vontade ----------------------- com a coordenação.

Tem gênero em revista, ------------------------------- Tem um ditado antigo
Também na televisão, --------------------------------- Repito sem prejuízo.
O gênero eletrônico ---------------------------------- - Leia séria, por favor!
Liga qualquer cidadão -------------------------------- - Peço-lhe, prenda o riso.
Mesmo se for diferente, ------------------------------ Ele diz: "Manda quem pode,
Dá pra fazer relação. ---------------------------------- obedece quem tem juízo".

Falaram de biografia, -------------------------- Lá vai o que você pediu
Entrevista. Deus do céu! ----------------------- Faço a avaliação.
Jogo de definição. ------------------------------ Entendi o objetivo,
Nesse o "cabra" vira réu. ---------------------- Gênero tem aceitação
Música, fábula e jornal, ------------------------ Não existe apenas um
Falaram até de cordel. ------------------------ Tem gênero de montão.

Depois, no trabalho em grupo ------------------ Serve em qualquer momento
Foi feita uma simulação ------------------------ Usado em qualquer lugar
Cada grupo com um texto ---------------------- É formal ou informal
Fez um plano de ação -------------------------- Depende de onde está
Pra na sala, em sua turma ---------------------- Pode ser utilizado
Promover a interação. -------------------------- No barzinho ou no altar.


Almirene

Nenhum comentário:

Postar um comentário