sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Anjos e Demônios

Li e Recomendo


Às vésperas do conclave que vai eleger o novo papa, Robert Langdon, professor de Simbologia de Harvard, é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre que esse símbolo é um ambigrama de uma antiga fraternidade, os Illuminati, extinta há 400 anos. A antiga sociedade surgiu com o propósito de se vingar da Igreja Católica, sua grande inimiga. De posse de uma arma devastadora, os Illuminati sequestram os quatro cardeais mais cotados à sucessão papal ameaçando matá-los e explodir a Cidade do Vaticano. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, filha do físico assassinado, numa caçada que passa por criptas, igrejas e catedrais, seguindo as trilhas deixadas por um antigo seguidor da fraternidade, com a esperança de salvar a Igreja.

Para saber mais, leia o livro e se encante com uma história envolvente e intrigante.

O autor pretende com esse livro nos fazer refletir sobre a história da Igreja Católica e os segredos que a envolvem. Ele demonstra de forma hábil que é possível aliar suspense e conhecimentos sobre ciência, religião e história da arte, em uma narrativa que trata de questões sobre a existência de Deus.


Dan Brown; tradução de Maria Luiza Newlands da Silveira. Rio de Janeiro: Sextante, 2004

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cordel da Avaliação

No Gestar, dia primeiro ------------------------ Depois do planejamento
A oficina começou, ----------------------------- Hora de socializar
Íamos falar de gênero -------------------------- Cada grupo em seu momento
E a turma se empolgou. ------------------------- Começou a explicar
Jeovana a formadora --------------------------- De manhã, de tarde, à noite
O trabalho iniciou. ------------------------------ O texto podia usar.

Entregou uma mensagem ------------------------ Mesmo sendo o mesmo texto
Que o grupo todo leu ----------------------------- Foi possível perceber
E a tarefa a seguir -------------------------------- Que o gênero permite
Foi dizer o que entendeu ------------------------- Muitas formas de entender,
Parece, todos falaram ----------------------------- Mais de um planejamento
Só quem não falou, fui eu. ------------------------- Muita coisa pra fazer.

Depois de ler a mensagem ------------------------------ Ao final da atividade,
Foi a vez de começar ----------------------------------- Em meio à escuridão
O trabalho com os textos ------------------------------- Jeovana nos surpreendeu
Que iriam embasar ------------------------------------- Pedindo de supetão!
A pesquisa textual ------------------------------------ - Eu quero que me enviem
Do gênero a estudar. ----------------------------------- a minha avaliação!

Falamos muito de gênero ---------------------- - Mandem pra o e-mail da turma,
Do tipo e da utilidade, -------------------------- não quero reclamação.
De onde está inserido, ------------------------- - As leis vêm de lá de cima,
De sua finalidade, ------------------------------ é nossa obrigação!
De como se modifica. --------------------------- Obedeçam ou vão se ver
Vai depender da vontade ----------------------- com a coordenação.

Tem gênero em revista, ------------------------------- Tem um ditado antigo
Também na televisão, --------------------------------- Repito sem prejuízo.
O gênero eletrônico ---------------------------------- - Leia séria, por favor!
Liga qualquer cidadão -------------------------------- - Peço-lhe, prenda o riso.
Mesmo se for diferente, ------------------------------ Ele diz: "Manda quem pode,
Dá pra fazer relação. ---------------------------------- obedece quem tem juízo".

Falaram de biografia, -------------------------- Lá vai o que você pediu
Entrevista. Deus do céu! ----------------------- Faço a avaliação.
Jogo de definição. ------------------------------ Entendi o objetivo,
Nesse o "cabra" vira réu. ---------------------- Gênero tem aceitação
Música, fábula e jornal, ------------------------ Não existe apenas um
Falaram até de cordel. ------------------------ Tem gênero de montão.

Depois, no trabalho em grupo ------------------ Serve em qualquer momento
Foi feita uma simulação ------------------------ Usado em qualquer lugar
Cada grupo com um texto ---------------------- É formal ou informal
Fez um plano de ação -------------------------- Depende de onde está
Pra na sala, em sua turma ---------------------- Pode ser utilizado
Promover a interação. -------------------------- No barzinho ou no altar.


Almirene

Estou entrando em campo

Fiquei no aquecimento por um bom tempo. Ainda não estava pronta para entrar em campo, mas precisava mostrar que não tinha vindo a passeio. Vim foi para jogar! E é o que vou fazer! Jogar com as palavras, com as ideias, com a coerência e com a coesão. Pode ser que me confunda às vezes, mas o que é jogar sem fazer uma falta? Só não posso ser expulsa, isso não. Mas preciso de companheiros para manter o jogo em movimento constante. Não se joga sozinho. Não com as palavras. Por isso, convido você, a jogar comigo. O jogo das palavras, das ideias, da coerência, da coesão, da confusão, da "falta", do intervalo. Mas esse jogo não tem fim, vai recomeçar logo, logo!
Até a próxima partida!

Almirene